Depois de visitarem o túmulo dos pais de Harry e da mãe, Kendra, e irmã , Ariana, de Dumbledore e indo visitar a antiga casa de Harry, encontram Batilda Bagshot. Contudo ao seguirem Batilda à sua casa, caem numa emboscada montada por Voldemort e a sua serpente Nagini que se revela no corpo da mulher. Durante a sua fuga, Hermione quebra acidentalmente a varinha de Harry com o ricochete do Feitiço Detonador que a própria lançou quando estava tentando salvar ambos da cobra de Voldemort. Após isso, uma noite um Patrono com forma de corça aparece próximo do campo e conduz Harry até a verdadeira espada de Godric Gryffindor que estava dentro de um poço congelado. Assim que Harry tenta retirá-la do poço congelado, o medalhão aperta o seu pescoço, quase o estrangulando (supõe-se que o medalhão sentiu a presença de algo que poderia derrotá-lo) - com Harry sendo salvo pela intervenção de Rony. Cansado, Harry pede a Rony que destrua a Horcrux, pois esta o afetava mais que os outros, que apesar de tentar confundir Rony com ilusões, a horcrux é apunhalada pela espada. Rony alerta aos outros que o nome de Voldemort é proibido agora, como se fosse um tabu: qualquer um que o proferir terá a sua localização revelada e os feitiços que os protegem, anulados.
Eles vão até a casa de Xenofílio Lovegood, pai de Luna Lovegood, para saber mais sobre o símbolo de Grindelwald (pois Harry havia visto Xenofilio com o simbolo de Grindewald no dia do casamento de Gui com Fleur, Hermione o havia visto no livro Os Contos de Beedle, o Bardo e no túmulo de Ignoto Peverell, o irmão mais novo e inventor da terceira relíquia, em Godric Gryffindor). Ele explica que o símbolo na verdade é uma marca que identifica aqueles que procuram as "Relíquias da Morte", três objetos lendários que controlavam a morte: a "Varinha das Varinhas", a Pedra da Ressurreição e a capa da Invisibilidade. Harry está convencido de que o sua capa da Invisibilidade é uma das Relíquias. Xenofílio denuncia-os ao Ministério, na esperança de que devolvam a sua filha sequestrada pelos Comensais da Morte, Luna Lovegood, mas no entanto eles escapam.
Algum tempo depois, os Comensais capturam os três depois que Harry menciona, acidentalmente, o nome de Voldemort, o qual ativa um feitiço rastreador. Para que Harry não seja descoberto, Hermione tenta desfigurar a cara de Harry com um feitiço, porém este mostra-se inútil. Eles são feitos prisioneiros na Mansão dos Malfoy, o novo quartel-general dos Comensais, encontrando por lá o senhor Olivaras, famoso por vender varinhas, e Luna Lovegood. Ao encontrar a espada entre os pertences do grupo, Belatriz Lestrange teme que eles tenham entrado no seu cofre em Gringotes. Enquanto Hermione é torturada por Belatriz pela Maldição Cruciatus, Dobby chega, sendo ordenado por Harry a libertar os prisioneiros, porém Pedro Pettigrew descobre-os. Como Harry salvara a vida de Pettigrew (em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban), este retribui a dívida recusando-se a atacar Harry, mas a mão mágica de Pedro o estrangula pela traição a Voldemort. Na fuga, Harry captura as varinhas de Draco Malfoy e Belatriz, e essa mata Dobby com uma faca de prata. Após passarem vários dias na casa de Gui e Fleur e retirarem informações valiosas sobre a Varinha das Varinhas com Olivaras, o trio invade Gringotes, com a ajuda do duende Griphook (Grampo). Com muita dificuldade eles pegam uma Horcrux guardada lá (a Taça de Hufflepuff) e escapam montando o dragão que guardava o cofre de Belatriz, mas perdem a espada, que era paga pelos serviços de Griphook.
Após isso, Voldemort percebe que as Horcruxes estão sendo destruídas, e a conexão mental entre Harry e Lorde Voldemort revela que uma delas está escondida em Hogwarts, e que Voldemort vai ao castelo para pegar a Varinha das Varinhas do túmulo de Dumbledore. O trio decide seguir para a escola, e chegando em Hogsmeade, através da Aparatação, ativam o feitiço Miadura (após uma certa hora ninguém poderia sair de suas casas). Os Comensais da Morte, que estavam hospedados em Hogsmeade, foram avisados por Voldemort que a qualquer momento Harry Potter apareceria para poder tentar entrar em Hogwarts. Tentando protegê-los,Aberforth Dumbledore, os abriga no seu bar e, este revela-lhes uma passagem secreta para o castelo. Lá dentro, a Armada de Dumbledore recebe-os na Sala Precisa - e a revelação de que Harry está no castelo faz os Comensais prepararem um ataque. A Armada de Dumbledore prepara-se para a luta, e a Ordem da Fénix também chega para o combate.
Segue-se uma batalha, na qual Fred Weasley, Remo Lupin, Colin Creevey, Ninfadora Tonks e mais alguns não nomeados, morrem. No meio-tempo, Rony e Hermione pegam nos dentes do basilisco da Câmara Secreta para destruir a taça, e após Harry descobrir com Luna que o diadema (jóia) de Ravenclaw pode ser um Horcrux, ele lembra-se de ter visto a jóia ao esconder um livro de poções. Harry conduz os seus amigos à Sala Precisa, onde acham o diadema, mas são descobertos por Draco, Vincente Crabbe e Gregorio Goyle. Os seis lutam, e Crabbe perde o controle de um Fogo Maldito e incendeia tão fortemente que o mata e destrói o diadema.
Vendo a mente de Voldemort, Harry descobre que o inimigo está na Casa dos Gritos. Quando Harry, Hermione e Rony chegam lá, vêem Voldemort matar Severus Snape. Harry pega as lembranças de Snape e coloca na Penseira. As descobertas incluem que o bruxo, na realidade, nunca traiu Dumbledore: era um espião dele; que Snape foi apaixonado por Lílian desde criança, e ao saber que seria morta, pediu a Voldemort que a poupasse, e ao não ser atendido, jurou a Dumbledore ajudá-lo a proteger Harry durante toda a sua vida; que a morte do diretor foi combinada com Snape, pois ele descobrira que teria pouco tempo de vida de qualquer forma após destruir uma Horcrux; e que a tentativa falhada de matar Harry acabou por fazer um fragmento da alma do Lorde das Trevas se alojar no corpo do menino.
Tendo descoberto que ele próprio é uma Horcrux, Harry decide ser morto pelas mãos de Voldemort. Porém, antes de se entregar a Voldemort, descobre que o pomo de ouro guardava a Pedra da Ressureição. Harry apresenta-se diante Voldemort e é morto pelo mesmo sem nem sequer puxar a varinha para se defender . Harry fica entre a vida e a morte e vê Dumbledore, ao dialogar com ele, descobre que não só a horcrux no seu corpo fora destruída, mas que Voldemort não pode matá-lo por ter usado o sangue de Harry para reconstruir o seu corpo.
Após ressuscitar, Voldemort manda um comensal ver se Harry está morto. Esse comensal, que na verdade é Narcisa Malfoy vê que Potter está vivo, mas como ela deseja voltar ao castelo para salvar seu filho Draco ela diz ao Lord das Trevas que Harry está morto. Harry é levado de volta ao castelo fingindo-se de morto. Próximo da porta do castelo, vê Neville Longbottom, destruir a última Horcrux ao decapitar Nagini. Belatriz Lestrange tenta matar Gina e é morta por Molly Weasley. Harry revela-se a Voldemort, sabendo que é o legítimo dono da Varinha das Varinhas - Draco Malfoy seria o proprietário após desarmar Dumbledore, e Harry ganha o direito após roubar a varinha de Malfoy na mansão - e assim esta não funcionaria nele. Voldemort conjura Avada Kedavra, mas a Varinha recusa-se a matar o seu mestre e o feitiço rebate em Voldemort, que cai morto. Harry usa a Varinha para consertar a sua própria, e devolve-a ao túmulo de Dumbledore.
Segue-se um epílogo de 19 anos depois no ano de 2017, em que Harry casou-se com Gina e teve três filhos: Tiago Sirius, Lílian Luna e Alvo Severo (na versão original James Sirius, Lily Luna e Albus Severus, respectivamente) sendo que Alvo Severo é em homenagem aos dois homens de quem nunca se esquecerá, Snape e Dumbledore. Já Rony casa-se com Hermione e tem dois filhos, Hugo e Rosa. O afilhado de Harry, Teddy Lupin, namorado de Victoire, filha de Gui e Fleur, visita a família constantemente, e Neville tornou-se professor de Herbologia em Hogwarts. No capítulo final, Harry leva os filhos a King's Cross, onde encontram Draco Malfoy e o seu filho Escórpio, e o pequeno Alvo irá apanhar o Expresso de Hogwarts pela primeira vez. O livro finaliza com a frase "a cicatriz não incomodara Harry nos últimos 19 anos. Tudo estava bem".
Nenhum comentário:
Postar um comentário